sexta-feira, 3 de abril de 2020

QUAL É O SUMO BEM



QUAL É O SUMO BEM?

Para o filósofo Aristóteles, é a felicidade, o bem máximo a que todos aspiram. Concordo que ela é o objeto de desejo de todos, mas o bem fundamental e básico, para mim, é a saúde - pois sem ela, morremos e perdemos tudo o que conquistamos, inclusive a felicidade.
Para ilustrar esse texto, achei por bem colocar a foto imponente do Mestre Li Ching-Yuen, um chinês que teria vivido 256 anos, mestre em artes marciais e apreciador de chás verdes.
Então, o que fazer para obter a melhor saúde? Abaixo escalonei, por ordem de importância, os principais meios de obtê-la.

1 - AME
Amar é a meta suprema da vida. Todas as tradições espirituais dizem isso, desde o cristianismo, ao sustentar que Deus é amor, "amar ao próximo como a ti mesmo", até o budismo que enfatiza a compaixão e o amor como virtudes essenciais do ser humano.
Crianças bem alimentadas, e que perderam os pais, criadas em hospitais com todos os cuidados necessários, definhavam e morriam. Simplesmente por falta de amor. Se você não sabe amar, pode aprender a educar-se afetivamente. Creia: tudo pode ser apreendido.
Nesses tempos de ódio e arminha, o ato mais libertário é amar.

2 - MEDITE
A prática da meditação SHAMATA ou VIPASSANA, por exemplo, fortalece o sistema nervoso e o sistema imunológico, traz clareza mental, lucidez e alinha o meditante com o sentido de sua vida. Sem equilíbrio emocional, a pessoa adoece e morre. Todos deveriam meditar diariamente. As pessoas deveriam dar mais importância à prática da meditação do que tomar banho ou escovar os dentes. Tem muita gente aí limpinha e cheirosa que está se matando por não ver sentido em sua vida.

3 - PRATIQUE EXERCÍCIOS ANAERÓBICOS E MUSCULARES AO AR LIVRE.
A prática desses exercícios aumenta o hormônio do crescimento e a testosterona, fortalece o corpo e o coração, propiciando disposição e bom humor ao praticante.
Eu coloquei "ao ar livre" para permitir que a pessoa, enquanto pratica, tome um BANHO DE SOL, que é essencial para quem quiser ter saúde. O sol permite a síntese da vitamina D (que não é uma vitamina, mas o hormônio mais poderoso e importante do corpo humano) e melhora o humor e a vista, evitando o câncer, as doenças autoimunes e mais uma infinidade de problemas.

4 - PREFIRA A ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA E NATURAL.
A vida moderna introduziu hábitos alimentares perniciosos ao levar para os supermercados e a mesa dos consumidores alimentos industrializados, repletos de corantes, conservantes, acidulantes, glutamato monossódico e mais uma infinidade de substâncias nocivas.
Optar pela alimentação natural e orgânica, livre de agrotóxicos, é essencial para quem quer ter saúde.
Aliás, os agrotóxicos proibidos no resto do mundo estão sendo liberados a torto e a direito no Brasil. Só nesse começo de ano autorizaram quase 300 novos venenos. E, como se isso fosse pouco, os próprios vendedores, para agilizar o amadurecimento das frutas, estão banhando-as com veneno!
Precavenha-se! Cultive uma horta, um pomar ou, pelo menos, evite os supermercados e opte pelos pequenos produtores orgânicos.

5 - EVITE O GLÚTEN E O LEITE.
Depois do livro "barriga de trigo" e de milhares de pesquisas científicas, está mais do que comprovado que o consumo de glúten é uma das maiores causas de inflamações e doenças de todo o tipo, especialmente as autoimunes. Consumir glúten faz mal a qualquer pessoa - e não apenas àquelas que tem sensibilidade ao glúten.
Por outro lado, o consumo do leite, ao contrário do que as indústrias ligadas à pecuária nos fizeram crer, provoca osteoporose, artrose e calcificação nas veias e artérias. Os países onde as pessoas não bebem leite os índices de problemas ósseos são baixíssimos, em comparação com a Europa, os EUA e o Brasil onde ele é amplamente disseminado.
Leite é bom para o bezerro, não para os humanos.

6 - CULTIVE PROBIÓTICOS
Os países onde há mais longevos são aqueles onde existe uma cultura de cultivo de probióticos. Ingerir kefir, kombucha, chucrute, misô, etc. equilibra a flora intestinal, propiciando saúde e longevidade.
Toda a saúde começa e termina no intestino. As bactérias intestinais produzem importantes hormônios e substâncias para o nosso benefício. Para se ter uma ideia de sua importância, mais de 85% da serotonina - o hormônio do bem estar - é produzida no intestino. Tem muita gente que está deprimida ou enfurecida simplesmente por estar com a sua biota intestinal desequilibrada.

7 - FAÇA UM TRABALHO VOLUNTÁRIO
Engajar-se em algum serviço em que a pessoa se sinta útil e contribua para o bem estar de outros seres vivos ou do planeta tem um efeito extremamente benéfico. Ao contrário do que poderia parecer, o benefício é maior para aquele que faz a ação filantrópica, do que para aquele que a recebe. Isso porque ajudar alguém libera ocitocina, um hormônio ligado ao bem estar e ao amor, e diminui a influência nefasta do ego na vida da pessoa, tornando-a mais humana, generosa e feliz.
Muita gente que está infeliz e deprimida, ao iniciar um trabalho voluntário, muda radicalmente o seu estado de humor.

8 - BUSQUE A NATUREZA
O contato direto com a Natureza, seja um bosque, uma floresta ou um banho de mar, tem um efeito extremamente salutar, pois provoca uma troca de energias, equilibrando o corpo e o espírito.
O melhor anti-estresse que existe é um dia em contato com a natureza, longe de celulares, computadores e aparelhos tecnológicos.
Um banho de mar tem um efeito mais intenso sobre a saúde do que o melhor dos passes,

Esses são alguns dos recursos, ordenamos por ordem de prioridade. O ideal é praticá-los todos.
Bom proveito!

José Ramos Coelho - 04/08/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário