terça-feira, 2 de julho de 2013

ACERCA DO MAL-ESTAR DIFUSO QUE MOTIVA AS PASSEATAS

Há um descontentamento difuso e certo mal-estar em relação à atual situação do Brasil.

Mas a realidade... é que, do ponto de vista dos mais necessitados, ela nunca esteve tão boa! Duvida? Então leia esta pesquisa da FGV, publicada no ano passado, demonstrando que a desigualdade social no Brasil nunca diminuiu tanto quanto agora. Ou seja: o país está se tornando menos desigual e mais justo.

E o que explica a atual insatisfação e a onda de protestos? É curioso: mas quem começou a se mobilizar e a protestar foi a classe média, e não os mais injustiçados. Claro! Estes seriam recebidos a bala.

O mesmo ocorreu com os movimentos de protesto conhecidos como a “contracultura” nos EUA – a geração beat e os hippies. Os jovens que se organizaram para contestar o status quo e o sistema vigente nos anos 50 e 60 eram oriundos da classe média, ou seja, pertencentes aos segmentos que gozavam das benesses do estado de bem-estar social. Quando a pessoa começa a viver bem, ela quer sempre mais. Assim é a natureza humana.


Trocando em miúdos: as origens da insatisfação atual não decorrem propriamente de questões econômicas, mas de um planejamento equivocado das cidades, de uma crise de credibilidade em relação à democracia representativa e de uma inanição espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário