sábado, 24 de junho de 2017

O QUE A DEPRESSÃO TEM A VER COM A SAÚDE INTESTINAL?


Vamos apresentar aqui algumas sugestões visando esclarecer as relações entre o intestino, os pensamentos e sentimentos que experimentamos no dia a dia. O assunto é da máxima importância, pois a grande maioria das pessoas – e a classe médica – ignoram por completo esse fato.

Quando deprimidas, as pessoas costumam se sentir fracas, sem energia, cansadas e exauridas.  E quase sempre recorrem aos chamados “anti-depressivos”, que na verdade são energéticos. Não existem “anti-depressivos” – essa denominação foi apenas uma estratégia de marketing.  Quando ingerem um energético, as pessoas se animam e se sentem mais poderosas. Por outro lado, a noite apresentam dificuldades em dormir. Por isso, concomitantemente ao energético (“anti-depressivo”) é preciso que ingiram um ansiolítico, para desacelerar, relaxar e poder entregar-se ao sono. Qual é a lógica de se tomar um medicamento para acelerar e outro para desacelerar?

Nos últimos anos tornou-se cada vez mais evidente que, além dos fatores psíquicos, tratáveis através das terapias, uma das causas principais da depressão reside no intestino, no estilo de vida e na alimentação. Se ele está funcionando mal, a pessoa não assimila adequadamente os nutrientes, ficando desnutridas, debilitadas e sem energia.

Com efeito, o intestino, é o nosso segundo cérebro (Michael Gershon): mais de 90% da serotonina, que é o hormônio do bem-estar, é produzido em seu interior. Portanto, o seu mau funcionamento compromete a nossa saúde, sensação de bem-estar e alegria.

Segue abaixo algumas dicas preciosas sobre como fortalecer o intestino e, consequentemente, evitar a depressão.    

 
DICAS INFALÍVEIS PARA MELHORAR O FUNCIONAMENTO INTESTINAL

A prisão de ventre é uma das situações que mais comprometem o humor, deixando a pessoa enfezada (cheia de fezes), já que o intestino é um órgão de absorção: se o bolo fecal fica lá estagnado, seu conteúdo vai sendo reabsorvido pelo organismo,  deixando a pessoa envenenada com seus próprios dejetos. O que fazer para evitar isso?

http://g1.globo.com/bemestar/videos/t/edicoes/v/serotonina-e-produzida-no-intestino/5538581/

Ingerir probióticos. O nome já diz tudo: "pro" vida (biótico) Uma medicina que se orgulha de administrar antibióticos e não dá o devido valor aos probióticos é uma medicina da doença, e não uma medicina da saúde. https://www.youtube.com/watch?v=OX0MLZkrLw8 
Um pró-biótico que eu adoro é o kefir de leite de coco, uma bebida deliciosa, além de ser anti-inflamatória e extremamente nutritiva.
https://www.youtube.com/watch?v=rcXIEK1BEs8


Comer mais alimentos crus, frutas, legumes e verduras. Veja algumas dicas sobre alimentação correta: https://www.youtube.com/watch?v=uUsiUOIqcXc


Beber dois litros de água por dia para hidratar o intestino e facilitar o trânsito do bolo fecal, preferencialmente água alcalina e ionizada. Ela combate os radicais livres, causadores de inflamações e envelhecimento celular, e facilita a oxigenação das células, melhorando consideravelmente a saúde total do organismo. 

Para fortalecer o sistema imunológico, é importantíssimo tomar pelo menos 10 minutos de banho de sol diariamente, com pouca roupa. A assim denominada “vitamina D” na verdade não é uma vitamina, porém o mais importante pró-hormônio de nosso corpo, cuja função é controlar o sistema imunitário. Tomar banhos de sol diários, sem protetor solar, previne e cura as doenças autoimunes, câncer, zika e mais uma infinidade de doenças.
https://www.youtube.com/watch?v=erAgu1XcY-U&t=1084s
https://www.youtube.com/watch?v=N16UZjb3P3Y

O QUE DEVEMOS EVITAR PARA NÃO INFLAMAR O INTESTINO. 

Excluir o leite do cardápio. O consumo de leite, ao contrário do que se diz, favorece a osteoporose, fraqueza óssea e os processos inflamatórios em geral. Como se explica o fato de que há mais doenças ósseas nos países onde há o consumo exagerado de leite, e elas sejam praticamente inexistentes onde não se tem o hábito de ingeri-lo? Não é estranho?https://www.youtube.com/watch?v=adkjd11bRG0 


Deixar de consumir leite, além de fazer bem à sua saúde e aos bezerros, é uma grande contribuição à saúde do planeta 
https://www.youtube.com/watch?v=rrFsGTw5bCw
Assistam ao documentário: Cowspiracy

Fuja do glúten. Muita gente tem intolerância ao glutem e não faz a menor ideia. 
https://www.youtube.com/watch?v=dPM1V1cQFAU

https://www.youtube.com/watch?v=z7XNDxTXS4Q

Evitar açúcar, alimento das bactérias ruins e agente inflamatório.

https://www.youtube.com/watch?v=lkDYHIXM-Lk


Evitar, na medida do possível, alimentos industrializados. Eles estão repletos de conservantes (um nome bonito para “fungicida” ou “bactericida”), aditivos químicos nocivos, glutamato monossódico e uma série de outros venenos que danificam o seu corpo e sua saúde. 

Assista os vídeos e tire as suas conclusões.

José Ramos Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário